Gestão de Qualidade
Após a Segunda Guerra Mundial o Japão se encontrava devastado e foi necessário que os Estados Unidos enviasse um especialista em amostragem para o levantamento do número de pessoas do país , seu nome era Willian Edwards Deming.Depois de ajudar a levantar informações sobre as condições do país, Deming exerce a atividade de consultor da industria japonesa de 1951 a 1965 com apenas algumas pausas entre estes anos.Ele é o responsável por difundir o conceito norte-americano de qualidade no Japão.
Apesar do conceito inicial de gestão da qualidade ter sido trazido pelos norte-americanos a industria japonesa começa a se sobressair investindo mais em conceitos novos de qualidade.
Podemos dividir a Gestão de Qualidade em quatro etapas:
- Inspeção: A fase em que o trabalho artesanal é substituído pelo mecanizado(Revolução Industrial).A grande produção das máquinas tornou necessária a implantação de controles independentes e inspetores para assegurar que a mercadoria produzida pelas máquinas seria de qualidade.Haviam duas desvantagens nesta fase inicial, a primeira era que o produto que não estivesse de acordo com o exigido teria de ser refeito ou descartado o que traria prejuízos, e a segunda era o fato do inspetor nem sempre conseguir analisar todas as peças.
- Controle Estatístico: Walter A. Shewhart usou estatística, engenharia e economia para formular uma base científica e atingir o controle econômico utilizando cartas e gráficos de controle. Esses necessitavam de inspeção e passou-se então a procurar métodos mais práticos para fazer a inspeção, como por exemplo usar uma amostra e um índice de erros
- Garantia da Qualidade: É nesta fase que é enviado ao Japão Deming, que realiza os seus estudos sobre a Gestão da Qualidade auxiliando a indústria japonesa.
- Gestão da Qualidade Total: Este é o período em que as industrias japonesas começam a superar as norte-americanas e são criados diversos títulos de premiação para a qualidade e vários métodos para administrar a produção.Neste mesmo período é criada a ISO 9000 uma lei que garante ao cliente qualidade do produto comprado.
A Gestão de Qualidade Total valoriza o ser humano na organização e visa sempre a satisfação do cliente.E pode ser compreendida por qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização possibilitando assim a melhoria de produtos e serviços envolvendo oito conceitos básicos:
- Foco no cliente: atender plenamente as necessidades do cliente sendo elas atuais ou futuras;
- Liderança: criar e manter um ambiente propício para que os funcionários desempenhem suas atividades de forma adequada e sintam-se motivados;
- Envolvimento das Pessoas: este deve compreender o envolvimento de todos em sua volta e possibilitará o uso de habilidades para o benefício da empresa;
- Abordagem por Processo: visão sistêmica para o alcance mais eficiente dos resultados desejados;
- Abordagem Sistêmica: processos inter-relacionados que sejam identificados,entendidos e gerenciados para melhorar o desempenho da organização como um todo;
- Melhoria Contínua: foco voltado sempre para melhoria contínua do seu processo, produto ou serviço;
- Abordagem Factual Para Tomada de Decisão: sistema de gestão com base em fatos dados e análise de informações implicando na implementação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento;
- Benefícios Mútuos nas Relações com Fornecedores: desenvolvimento de alianças estratégicas,parecerias e respeito mútuo pois trabalho em conjunto de ambos facilitará a crianção de valores.
Sistemas de Administração da Produção
Assim como o sistema de amostragem instalado por Deming foram criados diversos outros sistemas de administração da produção que podemos relacionar com a Gestão da qualidade, como vemos no esquema abaixo:
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Fonte: Natascha Gacic, Andressa Melo e Saori Kishi |
- Just In Time(Na Hora Certa): Forma de produção visando a redução de tempo, estoques , desperdícios, aumentando a lucratividade da empresa e a satisfação do cliente.O JIT permitia a visualização e resolução de problemas por causa de seus baixos estoques. Ele valorizava muito a limpeza e organização do ambiente vinculando assim ao sistema Kanban.
- Kanban: Sistema que utilizava de cartões para verificar se a produção havia sido atingida.Dentro deste encontra-se o Kanban de Produção que define o local em que deve ser armazenada a mercadoria, a máquina na qual deve ser produzida e o tempo que deve ser gasto.
- Optimized Production Technology(Tecnologia de Produção Otimizada):A OPT é a identificação de qualquer elemento ou fator que impede que um sistema conquiste um nível melhor de desempenho no que diz respeito a sua meta,consiste em descrever métodos para maximizar o lucro operacional quando confrontado com algumas operações com e sem restrição.
- Material Requirement PlanningII(Planejamento das Necessidades de MateriaisII): O MRPII foca na redução do desperdício de dinheiro em matéria prima, sem deixar de lado a qualidade.Busca-se comprar matéria prima mais barata , de maior qualidade e reduzir também a maior quantidade possível de gastos desnecessários na produção.
Os 5S
Os três métodos podem ser relacionados aos 5s, pois este visa tanto a organização quanto a limpeza que são essenciais para a administração da produção.A metodologia do 5S consiste na implantação de diversas fases e no estabelecimento de esforços para continuamente melhorar o ambiente de trabalho e assim garantir o sucesso do programa.
Conclusão
A Gestão da Qualidade veio para melhorar a qualidade dos produtos e diminuir gastos.Podemos relacionar os SAPs (Sistemas de Administração da Produção) e 5s a ela pois estes são indispensáveis.Ela não visa somente lucratividade,mas também gastar menos com produção para poder vender o produto por um preço menor e com melhor qualidade tendo como objetivo a satisfação do cliente e da empresa.
Fontes de Pesquisa
- IETEC-Instituto de Educação
- Téc-Continuada Engenharia da Produção Turma 7
- Apostila 5 Núcleo Básico ETEC- 1º Modulo Administração - Segurança e Qualidade
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